Marco Túlio Bertolino realizou uma “entrevista” com a IA e se encntou com as respostas. Ele ressalta que estamos apenas arranhando a superfície do que a IA nos proporcionará nas próximas décadas.
Principais pontos que eu destaco:
1– Como você conceitua segurança dos alimentos/ food safety?
A segurança dos alimentos pode ser conceituada como o conjunto de práticas, condições e medidas adotadas durante a produção, manipulação, armazenamento, distribuição e consumo dos alimentos, com o objetivo de garantir que eles estejam livres de perigos físicos, químicos e biológicos que possam causar danos à saúde humana. Essa segurança envolve práticas de higiene, controle de vetores e pragas, boas práticas de fabricação, rastreabilidade e sistemas como o APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), assegurando que o consumo dos alimentos seja seguro e confiável.
5 – Como você vislumbra o futuro da segurança dos alimentos?
O futuro da segurança dos alimentos tende a ser cada vez mais tecnológico, integrado e proativo, com foco em prevenção em tempo real, transparência total da cadeia e sustentabilidade. Tecnologias como inteligência artificial, blockchain, sensores IoT e análise preditiva serão amplamente utilizadas para monitorar condições de produção, transporte e armazenamento em tempo real, permitindo respostas imediatas a riscos.
A rastreabilidade digital completa se tornará padrão, dando ao consumidor acesso instantâneo à origem e histórico do alimento. Além disso, haverá maior integração entre segurança dos alimentos e sustentabilidade, com sistemas que também considerem impactos ambientais, sociais e de bem-estar animal.
Veja na íntegra no site abaixo:
Fonte: Food Safety Brazil em :<https://foodsafetybrazil.org/entrevista-sobre-food-safety-com-a-inteligencia-artificial/?unapproved=187110&moderation-hash=024341ddcb38ff79bd6027a45e48d9ac#comment-187110>.