Consultoria, Educação, Fiscalização, Notícias, Perícia

METANOL EM BEBIDAS DESTILADAS

Essa falsificação repercutiu muito em todo país e especialmente na Cidade de São Paulo. Falsificadores compraram etanol em posto de gasolina para adulterar bebidas em fábrica clandestina de São Bernardo do Campo. O combustivel utilizado etanol estava contaminado com metanol.A Polícia Científica confirmou que o metanol foi colocado de forma intencional nas bebidas, afastando hipóteses de contaminação acidental na higienização ou na cadeia de produção. A dona da fábrica foi presa por adulteração de bebidas, um dos envolvidos está foragido e já tinha antecedentes por crimes semelhantes. O bar também foi fechado pela Vigilância Sanitária.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, o combustível foi usado principalmente em vodcas de marcas populares. Durante a vistoria no bar, nove garrafas foram apreendidas, das quais oito apresentavam altas concentrações de metanol, variando entre 14,6% e 45,1%.

Os responsáveis pelo posto também podem responder pelas mortes causadas pela ingestão do metanol, como coautores num possível homicídio, seja culposo ou por associação criminosa, porque ele tem responsabilidade sobre o etanol adulterado de gasolina

A ação foi multidisciplinar e envolveu vários orgãos como a policia civil, a vigilãncia sanitária, os laboratórios de análises e a população, que contribuiu com as denúncias.

Eu, particularmente, sempre acreditei na adição intencional, devido à gravidade dos sintomas e às mortes. No balanço atual foram 25 casos confirmados no estado de São Paulo e 5 mortes. Duas pessoas permanecem sem a visão, como sequela da intoxicação.

Os responsáveis responderão civil e criminalmente pela fraude.

Fonte: UOL; CNN