Fonte: Food Safety News
Por Joe Whitworth
29/4/2024
RECALLS NA FRANÇA EM 2023
Mais de 2.000 recalls de produtos de consumo foram emitidos na França em 2023, de acordo com dados oficiais.
Dados do RappelConso mostram 2.023 recalls em 2023
A categoria com mais recalls foi a de carnes (601) COM 29,7%, seguida por 371 (18,33%) recalls de leite e produtos lácteos e 189 (9,34%) recalls de produtos pesqueiros.
No geral, a principal causa de alerta foi a potencial contaminação por Listeria, com quase 700 (34,60%) recalls devido a este problema.
Produtos com mais recalls
Na categoria carnes, 312 recalls mencionaram Listeria e 160 foram devido a Salmonella.
Outros motivos incluíram corpos estranhos, Clostridium botulinum, erros de rotulagem, E. coli, resíduos de medicamentos veterinários, alérgenos não declarados, problemas de fabricação ou embalagem, contaminantes químicos e outros contaminantes biológicos.
Dos recalls de leite e produtos lácteos, a maioria foi causada por Listeria, com mais de 190. Pouco menos de 100 foram devido a E. coli.
Outros motivos incluíram Salmonella, contaminantes biológicos, como Staphylococcus Aureus, problemas de fabricação ou embalagem e corpos estranhos.
Na categoria de produtos pesqueiros, mais de 50 recalls foram para Listeria, 31 para norovírus e 32 para histamina.
Outros motivos para notificações foram Vibrio, Salmonella, metais pesados, corpos estranhos, parasitas, biotoxinas marinhas, E. coli, erros de rotulagem de datas e alergénios não declarados.
Os produtos da categoria “outros” tiveram 156 recalls. Esta seção incluía carnes, salgadinhos, óleos CBD, carnes fatiadas, queijos e refeições prontas. Quase metade foi causada por Listeria.
Outros motivos listados para recalls foram problemas de fabricação ou embalagem, Salmonella, Clostridium botulinum, corpos estranhos, alérgenos não declarados e outros riscos.
Foram realizados quase 150 recalls na categoria de refeições preparadas e lanches. O risco para mais de 40 recalls foi descrito como outros contaminantes químicos, a Listeria foi mencionada 34 vezes e 28 recalls foram devido a corpos estranhos. Outras causas incluíram alérgenos não declarados, Salmonella, Bacillus Cereus, erros de etiqueta de data, Clostridium botulinum, problemas de fabricação ou embalagem e risco de quebra de vidro.
Variedade de problemas em diferentes categorias
Quase 150 recalls estavam na categoria de alimentos dietéticos e nutrição. Cerca de metade foi causada por resíduos de pesticidas, como óxido de etileno e clorpirifós. Entre outras razões estavam substâncias não autorizadas, altos níveis de aditivos e aromatizantes, altos níveis de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH) e alcalóides.
Na categoria de cereais e produtos de panificação, houve 90 recalls, sendo um quarto devido a alérgenos não declarados. A acrilamida, um problema de fabricação ou embalagem, a presença de insetos, alcalóides, corpos estranhos e a presença de arroz OGM estavam por trás de outros recalls.
A principal razão para os 73 recalls de frutas e vegetais foram resíduos de pesticidas em 22 ocasiões. Outros problemas foram Clostridium botulinum, Listeria, corpos estranhos, alérgenos não declarados, outros contaminantes químicos, problemas de fabricação ou embalagem, níveis elevados de aditivos ou aromatizantes e erros de rotulagem de datas.
Um total de 24 dos 57 recalls de ervas e especiarias foram devido a resíduos de pesticidas. Outros problemas foram aflatoxina, Salmonella, Bacillus cereus, contaminantes químicos e alérgenos não declarados.
Resíduos de pesticidas também causaram a maioria dos recalls de cacau, café e chá. Algumas das outras razões incluíam uma substância não autorizada, outros contaminantes químicos, alérgenos não declarados e a presença de insetos.
Na categoria de produtos doces, os alérgenos não declarados e os corpos estranhos motivaram o maior número de recalls. Alguns foram devidos a Listeria, Salmonella, outras contaminações químicas, outras contaminações biológicas, um aditivo ou aromatizante não autorizado, ou micotoxina patulina
As categorias de álcool e vinho e nozes e grãos tiveram 24 recalls. No primeiro, as falhas nas garrafas de vidro e os riscos de corpo estranho foram as principais causas. Neste último, foram resíduos de agrotóxicos e corpos estranhos.