A FDA e o CDC, em colaboração com os Centros de Intoxicações dos Estados Unidos e parceiros estaduais e locais, estão investigando uma série de doenças associadas à ingestão de Barras de Chocolate, Cones e Gomas da marca Diamond Shruumz.
Os produtos da marca Diamond Shruumz, conhecidos por suas barras de chocolate microdosadas, cones infundidos e gomas, foram distribuídos em todo o país. Eles são vendidos online e em vários locais de varejo, incluindo lojas de fumo e vape, bem como lojas especializadas em produtos derivados de cânhamo, como canabidiol (CBD) e delta-8 tetrahidrocanabinol (delta-8 THC). A lista completa de varejistas permanece não identificada, levando o FDA a desaconselhar a compra ou o consumo desses produtos em qualquer ponto de venda até novo aviso.
A FDA entrou em contato com a empresa sobre um possível recall voluntário, mas até o momento, a empresa não iniciou o recall.
O FDA e os parceiros estaduais coletaram várias amostras de produtos da marca para testes e análises.
Em 25 de junho de 2024, os resultados dos testes para 2 barras de chocolate individuais coletadas de uma loja de varejo identificaram a presença de várias substâncias como kavaina, psilacetina entre outras:
Os médicos do FDA e do CDC estão interpretando esses resultados de teste para entender os riscos à saúde da ingestão dessas substâncias químicas e para determinar as próximas etapas apropriadas.
Em 7 de junho de 2024, um total de oito doenças foram relatadas em quatro estados. Todas as oito pessoas relataram ter procurado atendimento médico; seis foram hospitalizadas. Nenhuma morte foi relatada.
Em 10 de junho de 2024, 12 doenças foram relatadas em oito estados, relataram ter procurado atendimento médico; 10 foram hospitalizadas. Nenhuma morte foi relatada.
Em 17 de junho de 2024, um total de 26 doenças já haviam sido relatadas em 16 estados dos EUA com 25 pessoas que relataram ter procurado atendimento médico e 16 hospitalizações e nenhuma morte foi relatada.
DIA 1 DE AGOSTO DE 2024
Atualizando os dados, a investigação aponta 78 casos relatados em 28 Estados dos EUA, 40 hospitalizações e dois casos de óbitos sendo investigados.