Educação, Fiscalização, Notícias, Perícia

Fornecedor de alimentos ligado a surto de norovírus na Austrália

Os Norovírus (NV), constituem um importante grupo de patógeno humano associado a surtos de gastroenterites não bacterianas, de transmissão alimentar (água e alimentos contaminados) e pessoa-pessoa, afetando adultos e crianças

Mais de 60 pessoas adoeceram em um surto de norovírus relacionado a manipuladores de alimentos na Austrália.

O surto afetou seis eventos nos quais os participantes consumiram alimentos fornecidos por um único buffet no Território da Capital Australiana (ACT).

Suspeitou-se que a fonte de infecção fosse um manipulador de alimentos assintomático e com falta de boas práticas na manipulação de alimentos, o que permitiu a contaminação de certos produtos.

Em novembro de 2022, a Diretoria de Saúde do Território da Capital Australiana (ACT Health) ja tinha recebido denúncia de doenças gastrointestinais em dois eventos com alimentos fornecidos pelo mesmo buffet.

O sintoma mais comumente relatado foi náusea, seguido por vômito, diarreia e dor abdominal. Seis casos procuraram atendimento médico, incluindo quatro que foram ao pronto-socorro. Não houve internações hospitalares ou óbitos.

A análise dos dados coletados identificou que a doença estava significativamente associada ao consumo de rolinhos vegetarianos, sushi de carne teriaki e sushi de atum, bem como wraps de rosbife, foram associados à doença.

Embora nenhum manipulador de alimentos tenha relatado doença antes do surto, um deles afirmou que seu filho teve gastroenterite na semana anterior. Esse manipulador de alimentos informou que tinha uma criança em idade pré-escolar e que ela havia apresentado vômitos e diarreia na semana anterior ao surto. Essa pessoa estava envolvida na preparação de sushi, rolinhos vegetarianos e wraps. Ele não relatou sintomas de doença gastrointestinal.

É importante que as empresas envolvidas em surtos de doenças transmitidas por alimentos sejam informadas e entendam as descobertas das investigações do surto para modificar e manter as práticas de segurança dos alimentos.

No buffet, os inspetores constataram que não havia uma pia específica para o preparo de alimentos; o freezer não estava limpo e sua base precisava ser substituído para permitir uma limpeza eficaz; e havia potencial para contaminação cruzada de alimentos no freezer devido à falta de organização.

Outros problemas incluíam pias nos banheiros dos funcionários muito pequenas para permitir a lavagem eficaz das mãos além da ausência de uma política de afastamento de funcionários documentada e registros de doenças dos funcionários mal organizados.

A fonte da contaminação foi provavelmente um manipulador de alimentos infectado no buffet e não um ingrediente específico, já que nenhum surto foi detectado fora dos participantes do evento e seus contatos.

Este estudo demonstra a importância de práticas eficazes de higiene das mãos e de manuseio de alimentos em todos os momentos, visto que indivíduos assintomáticos podem excretar e transmitir norovírus e esses surtos podem ser grandes e dispendiosos.

Fonte: FSN em <https://www.foodsafetynews.com/2025/05/caterer-linked-to-norovirus-outbreak-in-australia/?utm_source=daily.foodsafetynews.com&utm_medium=newsletter&utm_campaign=feds-launch-rare-listeria-probe-usda-food-safety-office-remains-vacant>.