A vigilância sanitária de alimentos é parte da vigilância em saúde, cujo objetivo é a proteção, promoção e prevenção da Saúde.
Na cidade de São Paulo a Coordenação de Vigilância em Saúde e as Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS), são responsáveis pela fiscalização dos alimentos e dos serviços a eles relacionados.
Dessa forma, as equipes de fiscalização não farão observações somente sobre os alimentos mas também, sobre as condições de trabalho dos colaboradores e atividades que possam comprometer o meio ambiente.
Conheça a vigilância sanitária de alimentos da Prefeitura Municipal de São Paulo, desenvolvida pela Coordenação de Vigilância em Saúde. Aproveite para explorar o site porque tem assuntos muito importantes e interessantes!
Sempre acreditei que o trabalho que as consultorias desenvolvem é muito importante. Apesar de não ser fácil ( e cada vez mais difícil) ingressar na carreira pública, o trabalho de fiscalização se dá em um momento curto, onde ele exigirá a adequação do estabelecimento à legislação sanitária. Poderá aplicar penalidade, caso necessário e se houver um processo administrativo voltará algumas vezes até a regularização.
Já a consultoria trabalhará por muitos dias, muitas horas, nos treinamentos, nos check list, educando os colaboradores e convencendo os empresários de que a prevenção e a manutenção é sempre a melhor solução! Meu respeito às Consultorias. Afinal, estamos sempre do mesmo lado e com os mesmos objetivos!
Não existe nada que comprometa mais uma Responsável Técnico, durante a fiscalização, do que a apresentação de documentação obrigatória desorganizada, desatualizada, copiada ou sem identidade com o estabelecimento. Sabemos que muitas vezes as orientações não são seguidas, mas a elaboração e a atualização dos Manuais a Pops é de sua responsabilidade. Isso vale também para as Consultorias. Procurem manter em locais identificados, com boa apresentação e SEMPRE atualizados. Designe um colaborador para mostrar esses documentos caso vocês não estejam no momento da fiscalização. A primeira impressão é que sempre fica!
Por meio de relatórios você comunica à empresa as inconformidades e orienta para adequação. Esses mesmos relatórios muitas vezes são solicitados pela fiscalização para identificar se as irregularidades já foram identificadas pelo consultor e quais as providências adotadas. Dessa forma, a fiscalização consegue identificar se o problema é da consultoria ou do empresário. Guarde com cuidado seus relatórios e solicite ciência sempre por escrito ou meios eletrônicos.
Ambas são importantes mas muitas consultorias ou RT esquecem da baixa de responsabilidade. Se o estabelecimento apresentar algum problema sério e a baixa não tive sido realizada, a consultoria responde solidariamente. Também cuidem dos documentos elaborados em seu nome. Muitos empresários continuam usando sem autorização.
Em caso de recusa da baixa de responsabilidade técnica pelo empresário, a consultoria ou o RT pode pedir diretamente, em seu nome, na vigilância sanitária local.
O prefeito de São Paulo sancionou a Lei Municipal n° 17.453, de 9/setembro de 2020.
Conforme essa lei, bares, hotéis, restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias e estabelecimentos congêneres que comercializam água engarrafada na Cidade de São Paulo ficam obrigados a servirem Água da Casa a seus clientes, sempre que esta for solicitada, de forma gratuita.
Água da Casa é a água de composição normal, proveniente de fontes naturais ou artificialmente captadas, que tenha passado por dispositivo filtrante no estabelecimento onde é servida e que se enquadre nos parâmetros federais de potabilidade para o consumo humano.
A oferta deverá ser incluída no cardápio dos estabelecimentos, de modo visível, informando os consumidores sobre sua oferta.
Obrigatório a partir de setembro de 2021
Uma pesquisa da FISPAL FOOD SERVICE e FGV Jr, mostrou que A pesquisa O Futuro do Food Service, realizada pela Fispal Food Service e FGV Jr., mostra que:
*54% dos consumidores consideram indispensável seguir protocolos de segurança, como ter álcool gel nas mesas, garçons usarem máscara e ter distanciamento entre mesas;
*As formas de higienização adotadas na pandemia devem permanecer mesmo quando as atividades presenciais forem totalmente retomadas;
*21,8% do público considera indispensável o álcool em gel nas mesas (21,8%);
* 16,8% acha que deve ser mantido o distanciamento entre mesas;
*15,3% acha que deve ser mantido o uso de máscaras pelos garçons;
*15, 3% acha que os talheres devem ser embalados;
*11,7% considera um ponto relevante o uso de luvas em restaurantes self-service;
Além disso, destaca-se a demanda por público reduzido mesmo após a pandemia;
*5,7% quer a manutenção das sinalizações;
*4,9% quer a manutenção da medição de temperatura.
FONTE: Food Connection.
Marcas como P&G, Reckitt, Unilever, e muitas outras, transformaram embalagens de produtos icônicos, como o Caldo Knorr, em embalagens interativas, inteligentes e prontas para promover ótimas experiências de consumo.
O QR Code aplicado na embalagem, permite atualizações constantes para acompanhar a estratégia de comunicação da marca.
Isso significa ter embalagens sempre atuais, seja para integrar promoções, gamificar a experiência do consumidor ou reforçar valores institucionais da marca.
FONTE: Food Connection.
A Fispal Food Service apresenta a pesquisa inédita e exclusiva O Futuro do Food Service, que traz informações de ponta para ajudar os operadores do setor a entenderem os novos hábitos e preferências do consumidor, neste momento de retomada do mercado pós-pandemia.
FONTE: Food Connection.
Um ex-chef de um pub na Inglaterra foi condenado a quatro meses de pena alternativa por um um incidente que matou uma pessoa e deixou mais de 30 doentes em 2018, em um evento, onde foi servida uma torta preparada por ele.
John CrÓucher, o ex-chefe de cozinha de um estabelecimento do Condado de Northamptonshire, foi sentenciado na semana passada pela Corte Britânica após admitir a violação da legislação sanitária
Cróucher se declarou culpado em uma audiência por comercializar alimentos não seguros no mercado. Ele foi condenado a realizar 100 horas de trabalho não remunerado na comunidade e pagar os custos de £ 4.000 ($ 5.300).
O caso
No dia seguinte ao evento, o Conselho da cidade recebeu uma ligação do organizador do evento para relatar que as pessoas haviam adoecido com fortes cólicas estomacais e diarreia.
Uma senhora de 90 anos, morreu depois de comer a torta em outubro de 2018.
Mais 31 outras pessoas relataram sintomas de intoxicação alimentar causado por Clostridium perfringens. A torta continha carne moída e purê de batata.
Uma investigação feita por funcionários da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, encontrou várias infrações de higiene alimentar que levaram ao processo.
O dono do pub admitiu três acusações de violação dos regulamentos sanitários de alimentos. Ele foi multado em £ 9.000 ($ 12.000) e deve pagar £ 1.000 ($ 1.300) em custas judiciais.
O PUB foi multado em quase £ 3.000 ($ 4.000) por não implementar e por não manter um sistema de gestão de segurança alimentar, não fornecer supervisão, instrução ou treinamento aos funcionários e colocar alimentos não seguros no mercado.
O chef disse ao tribunal que estava com pressa no momento do preparo do alimento. Ele disse:
“Eu realmente odeio dizer isso, mas acho que fui apressado. Eu estava com pressa. Isso é algo que nunca esquecerei. Por isso, sou um chef melhor e é uma pena que foi às custas do que aconteceu”
O tribunal ouviu que a carne moída utilizada não foi cozida corretamente na noite anterior, antes de ser colocada na geladeira. No dia seguinte, a carne foi cozida novamente com purê de batata, mas a temperatura da carne não foi verificada. O mau cozimento, o resfriamento e reaquecimento de vários ingredientes promoveram condições para a proliferação do Clostridium perfringens.
O PUB agora tem uma classificação de higiene alimentar de 5 estrelas, mas em 2017 era uma estrela, o que significa que era necessária uma grande melhoria.
Um membro do Conselho de Justiça declarou :
FONTE: Food Connection.
Fui convidada pela CATE para desenvolver esse curso de boas práticas para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Foi uma honra para mim esse convite!
Aproveitem!